slide

Cuidado com o fone de ouvido

Amante de música que sou, fiquei surpresa ao ler uma matéria da revista capricho, desse mês. Sempre ouvimos, por todos os lados, que devemos cuidar com o som alto, e não ouvir músicas em fones de ouvido, e se, ouvirmos, em volume baixo. 


Cuidado com a surdez! Seguem umas dicas fornecidas por uma fonoaudióloga e um otorrinolaringologista. 
- O som é formado por diferentes ondas de frequência, e as agudas são as mais perigosas para a audição. Enquanto no som ambiente elas são filtradas pelo teto, chão e móveis, no fone chegam ao ouvido com intensidade total! Por isso, ouvir música só é aprovado dando pausas de 5 a 15 minutos a cada hora.

Sabiam disso? Alguém faz essa pausa a cada hora? Pense na sua saúde! =/

- A altura da música também interfere no limite seguro aos ouvidos de 85 decibéis. Quanto mais alto o volume, mais danos às células. Pra não ter risco, fique sempre na metade da potência. 

Sempre colocamos no máximo, não é mesmo? Muito cuidado meninas!

- Os modelos maiores de fone tapam a orelha e vedam melhor o som externo, mas também são mais potentes. Devem ser usados em uma altura que permita ouvir a voz de uma pessoa ao lado, por exemplo.

Feliz por não ouvir ninguém quando está com os fones? Alerta vermelho. 

- O modelo auricular fica acomodado diretamente no conduto auditivo, isso interfere no caminho do som (que se move por vibração) até as células internas. Outro inconveniente é o material plástico tóxico em contato com o órgão. :~

Prefira por modelos que não sejam esse. Ew...

- Correr ou andar de bicicleta na rua é um perigo! Aumenta o risco de acidentes, pois desvia a sua atenção de outros estímulos, como buzinas e alertas. Fuja dessa, ok?

Cuidado! Se for ouvir, não ouça no máximo. Ande sempre pela calçada, bem no cantinho, e quando for passar por outras pessoas ou atravessar a rua, pause a música! Sempre faço isso, e dá muito certo.

- O acessório parou de funcionar de um lado? Troque o modelo. É errado pensar que "meio fone" equivale a metade do volume.

Seria improvável. O som continua no máximo, o que é pior, fica em um ouvido só, prejudicando aquele lado da audição. 

- Dormir ouvindo música é uma delícia, né? #sqn. As células externas do ouvido sofrem trauma mecânico. Deitada, como fone na cabeça, o risco é ainda maior. 

Muito cuidado! Em viagens só consigo pegar no sono com os fones, mas em casa, ultimamente, parece que eles me atrapalham, graças a Deus, haha. Prestem atenção, para não se prejudicarem...

Na medida que amamos ouvir música, devemos respeitar nosso corpo e audição. Pior que ouvir música em volume moderado, seria não ouvir música nenhuma, por ter sido extremamente afetada em seu órgão... Cuide-se, ame-se! Beijos da Tai :)

Um comentário:

Obrigada por participar, volte sempre!

© ONLY TAI / 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Poderon Design.
www.poderondesign.tk